Eu gostaria de saber mais informações sobre o Colégio Integrado

leia

Construtivismo: saiba mais a respeito dessa concepção de aprendizagem!

Por Escola Santi

Inspirado pelas pesquisas do psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, o Construtivismo é uma teoria que compreende a maneira que uma pessoa aprende. Em sua pesquisa, Piaget formulou com clareza a ideia de que, para aprender, é necessário estabelecer uma relação com aquilo que se está aprendendo e elaborar conhecimentos provisórios, do menos elaborado ao mais elaborado. Frente a isso, a aprendizagem não é algo externo, que se “imprime” de fora para dentro no cérebro humano, mas um processo individual e complexo.

Como os alunos aprendem em uma escola construtivista?

Para que a aprendizagem aconteça, uma série de situações-problema é organizada, e não são aqueles clássicos problemas matemáticos, mas situações em que o aluno precisa colocar em jogo conhecimentos que ele já possui sobre o assunto, mas que não são suficientes para a resolução da proposta.

É nesse processo que acontece a interação com o objeto de aprendizagem assim como ele se  apresenta no mundo, isto é, se a criança está aprendendo a ler, são usados textos de circulação social que fazem sentido para ela e para todas as pessoas. 

Também proporcionamos a interação entre os alunos, uma vez que a possibilidade de pensarem coisas diferentes e semelhantes cria um ambiente de troca e desestabilização.

Assim, em uma escola construtivista, tomando, ainda, o exemplo da alfabetização, nesse processo de aquisição da leitura e escrita, aprende-se muito mais do que escrever e ler de maneira convencional.

O aluno aprende a função social da escrita, aprende sobre autores e aproxima-se de questões complexas do nosso sistema de escrita, que, mais tarde, serão importantes para outras aprendizagens.

Além disso, o aluno também aprende a ser ativo em seu processo de aprendizagem e não apenas reproduzir algo pronto, a relacionar com o outro, escutar, questionar, duvidar, apresentar suas hipóteses, lidar com a frustração de errar e tentar quantas vezes for necessário, até atingir o objetivo que deseja.

Assim, é possível afirmar que em uma escola construtivista, por meio do ensino de conhecimentos socialmente construídos, as crianças aprendem a viver tal qual a vida fora dos muros da escola nos demanda.  

O que é Construtivismo?

O Construtivismo é uma corrente de pensamento inspirada na obra do psicólogo suíço Jean Piaget, que buscou compreender como se dá a construção do conhecimento e o desenvolvimento do indivíduo.

Piaget tinha como foco entender como a interação da pessoa com o meio poderia colaborar para esse desenvolvimento.

Ele trouxe uma nova perspectiva pedagógica sobre as formas de aquisição do conhecimento e entendeu que o ser humano está em constante evolução. Para ele, somos um projeto em construção.

Na abordagem construtivista, essa construção acontece a partir da interação com o que está ao nosso redor. 

A abordagem construtivista

Para a concepção pedagógica construtivista, o aluno é parte central do processo de aprendizagem. Nesse sentido, ele tem uma participação maior em seu próprio desenvolvimento.

A partir de suas ações e experiências, é possível estabelecer propriedades e conceitos   para construir as características do mundo.

Com isso, noções de proporção, quantidade, volume e outros aprendizados surgem da própria interação do estudante com o meio em que vive. 

Ou seja, não podemos considerar o método construtivista como uma forma de ensino em si. A abordagem se destaca como uma concepção pedagógica que tem como objetivo estimular o desenvolvimento por meio da experimentação. 

O aluno como centro do processo de aprendizagem 

Como diferencial, uma escola  construtivista considera que o aluno é o centro do processo de aprendizagem, afinal, cada estudante é um ser único e possui saberes e experiências particulares.

Assim, alguns princípios são levados em consideração: 

  • Entender que o estudante é centro do processo de aprendizagem e que é preciso uma escuta atenta, um acompanhamento e um conhecimento profundo de cada aluno;
  • Considerar que os processos de ensino são diversos e abrir espaço para que os alunos possam levantar suas questões, fazer as suas perguntas e encontrar caminhos que façam sentido para eles. 
  • Levar em consideração a diversidade que existe dentro da sala de aula e potencializá-la de maneira positiva, tornando esse um espaço rico para a troca. 
  • O professor é o mediador desse processo; é ele quem orienta, intervém e apoia. 

Proposta pedagógica construtivista

Tendo o aluno como foco do processo de aprendizagem, as instituições que utilizam a abordagem cognitivista buscam criar condições, situações, experimentações e atividades que desenvolvem o conhecimento por meio dos próprios saberes do indivíduo.

Um dos importantes conceitos criados por Piaget para isso é o equilíbrio majorante. Nele, o psicólogo destaca que estímulos novos – desafios pelos quais o aluno passa – fazem com que ele desenvolva sua adaptação por meio de dois mecanismos:

  • Assimilação;
  • Acomodação. 

Para Piaget, o erro é tratado como um processo de desequilíbrio e não um fracasso. Justamente por isso é que, dentro da proposta pedagógica construtivista, o erro é o processo para o desenvolvimento de novos conhecimentos.

Mais do que ensinar o acerto, a abordagem ensina o aluno a reorganizar as estruturas cognitivas em busca do equilíbrio de seu aprendizado.

A proposta pedagógica que adota a abordagem, quando, então, trata-se do ensino no contexto da educação moderna, observa as formas mais amplas de compreensão do desenvolvimento: o equilíbrio e a comunicação. 

A Escola Santi e a abordagem construtivista

A Santi tem um papel que vai além das teorias, buscando desenvolver, na prática, uma abordagem de ensino com foco nos encontros e nas relações entre os indivíduos e com o meio ambiente.

Somos uma estrutura viva, fruto das pessoas, da colaboração e da troca constante de ideias. Para isso, incentivamos não apenas o aluno, mas também a família a cruzarem fronteiras e a estimular o aprendizado centrado em seus próprios saberes.

Com a crença firme do que somos, desconstruímos e construímos novos comportamentos, agregando ideias para gerar inovação. 

Nossa metodologia

A nossa proposta tem como base uma conciliação entre discurso e prática com coerência. Acreditamos que a comunicação e a vivência de nossos valores  são as melhores maneiras de inspirar alunos, famílias e comunidade.  

Entre os pilares de comunicação que definem os temas essenciais a serem incorporados pela proposta pedagógica, estão:

  • Ensino de excelência em constante evolução: escola contemporânea e inovadora que proporciona uma formação atual e potente;
  • Conexão com o mundo: nosso ensino é uma ponte entre o aluno e o mundo que perpassa o muro da escola, gerando consciência para formar pessoas atuantes na sociedade;
  • Ambiente saudável: espaço saudável e estimulante para o encontro, a troca e a diversidade.

Saiba mais sobre a Escola Santi e como o ensino é construído com base no equilíbrio e na comunicação em nosso site!

Quero saber mais sobre a Santi!

Tags: construtivismo

Artigos Relacionados

E-book gratuito:

Como planejar a educação dos filhos em 2021

MOCKUP-Santi