Mães e pais podem até estranhar o fato de uma escola oferecer “aulas” de culinária às crianças. Apesar de ser uma prática comum na maioria das escolas de Educação Infantil, nem sempre é realizada com intencionalidade e clareza de objetivos, o que confunde as famílias em relação aos benefícios que essa experiência traz aos pequenos e pequenas.
É comum observarmos dúvidas sobre a significância das aulas de culinária nas escolas. Sendo assim, para que você possa compreender a relevância dessa experiência no ensino infantil, vamos mostrar, neste post, o sentido dessas propostas para a experiência das crianças e a construção de importantes reflexões e saberes.
Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura até o final.
A culinária infantil
Sabemos que a alimentação é um aspecto a ser cuidado na infância, especialmente pela sua influência no processo de desenvolvimento da criança. Aprender a comer bem, de forma equilibrada, e a consumir alimentos saudáveis desde cedo faz a diferença para a vida toda.
Um cardápio balanceado, rico em nutrientes, é fundamental para que as crianças possam repor suas energias, crescer e aprender. Então, ensinar, desde cedo, os alunos a conhecerem os alimentos (nomes, texturas, sabores, procedências), sobre a possibilidade de transformá-los e combiná-los em receitas e, acima de tudo, a experimentar uma variedade deles é imprescindível na escola.
Para os alunos, o contato com a prática de fazer e experimentar receitas pode até significar diversão e prazer; eles costumam apreciar esses momentos. No entanto, muito além da ludicidade, que faz parte dessa experiência, o momento traz a possibilidade de produzirem alimentos para si, para o grupo e, em alguns momentos, de compartilharem com outras pessoas. Eles, então, responsabilizam-se pelas etapas desse processo, fazem perguntas, levantam hipóteses e vivenciam muitas descobertas também.
Benefícios de aprender cozinhando seu próprio alimento
Durante as propostas, as crianças têm o contato com ingredientes de diferentes naturezas, têm a oportunidade de tocar, cheirar, provar e de entender de onde eles vêm — sejam eles naturais ou industrializados — e de vivenciar hábitos da nossa cultura, tanto alimentares quanto do preparo dos alimentos, e de outras culturas.
Além disso, é possível destacarmos que, com essas vivências, oportunizamos às crianças:
- Conhecimentos matemáticos, como noções de medidas, quantidades e pequenos cálculos;
- Contato com o gênero textual receita e suas especificidades;
- Aprender a seguir um texto instrucional;
- Conscientização a respeito do desperdício e da importância do alimento;
- Estímulo da cooperação e divisão de tarefas;
- Conhecimentos científicos (transformações, misturas);
- Habilidades motoras ao manipular instrumentos, picar, mexer, amassar.
O desenvolvimento da criança por meio das atividades culinárias
Quando a criança tem a oportunidade de testar e vivenciar a produção de receitas, a alimentação se torna muito mais prazerosa. É uma delícia e um grande orgulho se alimentar do que você mesmo produziu, não é mesmo?
Ao encontrar na escola um ambiente que propõe um espaço de experimentação, de desafios diversos, a criança é estimulada a conquistar novos aprendizados.
Uma escola contemporânea e inovadora, que proporciona uma formação moderna, atua como uma verdadeira ponte para o mundo, garantindo que as crianças desenvolvam não só saberes, mas também competências para a vida. Preocupar-se com a sua alimentação, ser capaz de fazer boas escolhas, conhecer o que realmente come e cozinhar seus próprios alimentos têm relação com isso.
Leitura
Além disso, por meio de uma oficina culinária, o aluno também tem a oportunidade de aprender mais sobre o gênero receitas, e mesmo sem saber ler convencionalmente, antecipa o que está escrito. À medida que conhece bastante o gênero, sabe que há uma lista de ingredientes e um modo de preparo, e ao ser informado sobre o título da receita, consegue, inclusive, antecipar quais ingredientes serão necessários para prepará-la. Sucos, bolos e sopas exigem ingredientes e preparos distintos, não é mesmo? As crianças sabem disso desde cedo.
Além disso, elas aprendem expressões comuns a todas as receitas, tais como: junte, acrescente, mexa, bata, deixe descansar, leve ao forno — o que enriquece também o vocabulário das crianças.
A culinária e a matemática
Outros saberes que a culinária ajuda a promover são os conhecimentos matemáticos. Além de acompanhar as medidas de diferentes naturezas — peso, quantidade, tempo —, as crianças, muitas vezes, precisam resolver problemas, tais como dobras de receita e divisão de receita, possibilitando reflexões matemáticas potentes. Se precisamos de 4 maçãs para uma receita, quantas serão necessárias para fazermos duas receitas?
Coordenação motora de alunos
Com a atividade na cozinha, há, ainda, um auxílio no desenvolvimento da coordenação motora da criança. Por meio de um ambiente seguro, é possível ensinar a manipular alimentos e utensílios domésticos e permitir que, ainda pequenos, adquiram destreza para isso.
A abordagem construtivista da Escola Santi
A concepção de aprendizagem construtivista da Santi proporciona que o aluno seja protagonista na construção de seu conhecimento. Com experiências significativas, repletas de sentido, que potencializam a autonomia e a resolução de problemas, as crianças, mediadas pelo adulto e sua intencionalidade, têm a oportunidade de se desenvolver integralmente. A culinária é apenas uma dessas experiências.
Você pode saber mais sobre Construtivismo e como ele se aplica na Escola Santi neste post. Confira!